quinta-feira, 6 de junho de 2019

Methylchloro Izothiazolinone

Já se deparou com esse ingrediente no seu shampo, condicionador ou máscara de cabelo? Ele é um poderoso biocida sintético e conservante dentro do grupo de isotiazolinonas, usados em vários produtos de cuidados pessoais, uma combinação CMIT/MIT: clorometil e metil isotiazolinona e são doadores de formol.
Empresas que já encontram enfrentamento em outros países, pois o composto é ambientalmente agressivo, vêm instalando-se no Brasil(o que é recusado fora, aqui há uma aceitação amigável) visto seus baixos custos.Como aqui não está firmado acordos de  políticas globais sobre insumos, o que é proibido fora, não é negado aqui. Os biocidas, tem em suas formulações alguns dos componentes qualificados como os  mais danosos à vida no planeta.
 Enquanto não houver proibição legal, esses insumos tão nocivos, que reintroduzem um novo tempo ao formol, já banido por seus efeitos letais, continuarão a crescer em larga escala. Um verdadeiro ultraje é a aceitação do mercado aliado ao lucro, a existência de biocidas menos danosos, mas não empregados aqui, pela condescendência da lei brasileira.
Como cheguei a isso? Alergias, dores de cabeça, dificuldade de respirar, sintomas típicos que quase me levaram a óbito dez anos atrás. O nome me sugeria ser ligado ao cloro, mas pesquisando cheguei a EWG, (Environmental Working Group é um grupo ativista americano especializado em pesquisa e defesa nas áreas de subsídios agrícolas, produtos químicos tóxicos, poluentes para água potável e responsabilidade corporativa.) onde entendi que esses biocidas já tem proibição em países como Japão e Canadá e restrições na Europa.
Surpreendente o que a gente dá por resolvido( falo do formol nas formulações) verificamos que brechas são deixadas por algum motivo... O efeito desses biocidas citados, em mim, parecem com os que tenho ao formol, dor de cabeça intensa , nos olhos, tontura, dificuldade de respirar. E se já te atingiram, verifique rótulos antes de comprar, pesquise.
Ainda em tempo, ainda há um terceiro nome a acrescentar: alpha isomethyl ionone. Achei que com ele os efeitos foram ainda piores! Mas percebi nas informações da EWG, que a restrição européia é justamente a mistura de dois componentes da familia da isotiazolinonas. Não vá por marcas, algumas que se dizem veganas também incluíram em suas fórmulas esses ingredientes, que prejudicam a natureza!
Cito a Quintal, que entrei em contato e nem sequer responderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário